Sexta, 29 de Março de 2024
19°C 29°C
Jaraguá, GO

URGENTE: Vai ter festa do Peão, sim

Pode preparar sua indumentária, Associação Moriá aceita as condições do Ministério Público e a Exposição Agropecuária vai acontecer normalmente.

20/07/2019 às 12h24 Atualizada em 10/09/2020 às 16h27
Por: Cláudio Bertode
Compartilhe:
URGENTE: Vai ter festa do Peão, sim

 

URGENTE

 

Associação Moriá, elogiou a iniciativa do Dr. Everaldo Sebastião de Sousa em realizar esta investigação, assim tentando passar a ideia de tranquilidade, ao mesmo tempo, comprometeu-se em atender cada uma das condições impostas pelo Ministério Público, desta forma a Exposição Agropecuária irá acontecer normalmente. 

 

O COMÉRCIO LOCAL AGRADECE

 

Os comerciantes e o CDL que haviam se manifestado a respeito do prejuízo que acarretaria para os empresário, um possível cancelamento da festa, agora podem voltar a ter expectativa de aumento das vendas durante o período da pecuária. 

 

 

REUNIÃO 19.07 (sexta-feira) SOBRE O CANCELAMENTO DA PECUÁRIA 2019

 

Em reunião entre Ministério Público, Prefeitura de Jaraguá e a Empresa que está organizando a festa da Pecuária. O Promotor Dr. Everaldo Sebastião de Sousa estabeleceu algumas condições para que a festa possa ser realizada, dentre as quais estão:

 

1ª) A investigação continua, antes, durante e depois da Pecuária 2019 e, ao final, dependendo, haverá punição.

2ª) Haverá investigação  a respeito de todas as outras licitações que essa empresa tenha vencido;

2ª) A Prefeitura não repassará valor algum para a empresa organizadora da festa;

3ª) A empresa organizadora deverá provar que tomou todas as medidas em relação às normas de segurança,  em relação ao estatuto do consumidor, em relação ao Conselho da Criança e do Adolescente, e todas as demais medidas para que a festa aconteça.

 

COMO COMEÇOU O IMBRÓGLIO

 

Conforme relatado aqui no Sosnotícia, O Ministério Público, através de denúncias, verificou que a ONG que ganhou a licitação, na verdade cuida de crianças carentes e funciona à base de doações, ou seja, não é uma empresa ligada à organização de eventos, como rodeio, shows musicais, festas de pecuária, ou seja, não estão capacitados tecnicamente para participar e vencer uma licitação desse porte. 

Quando foi averiguada qual era a empresa, foi constatado que essa entidade não tem experiência técnica, nem capacitação, nem a estrutura necessária para organizar um evento do porte de uma Festa de Peão.

Assim, a promotoria recomendou à prefeitura que cancele a Festa do Peão para que sejam resguardados, os gestores da prefeitura, de crimes que possam estar sendo cometidos. 

A suspeita do Ministério Público é que esta entidade possa ter sido utilizada como laranja, assim, provavelmente haverá uma investigação para apurar a verdade dos fatos.

Caso o prefeito Zilomar não aceite a recomendação e ao final da investigação fique provado eventos criminosos, envolvendo a licitação para a Festa do Peão, o prefeito poderá responder por eventos processuais.

A recomendação de cancelamento é uma forma de preservar o prefeito e outros gestores da Prefeitura de Jaraguá.

Vamos aguardar o desenlace deste impasse e sabermos se realmente há irregularidades e se existirem que haja punição exemplar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.