E-mail

contatososnoticia@gmail.com

WhatsApp

62 992250155

Nelsinho
Futebol Goiano

Futebol Goiano: incrível voo do Gavião da Serra

A história do pintinho que virou ave de rapina e ganhou o respeito destinado aos grandes pássaros

14/10/2019 12h43Atualizado há 1 mês
Por: Cláudio Bertode
220

Seja no futebol ou no mundo das fábulas, sempre houve um fascínio por narrativas em que o herói é, de início, subestimado. Queremos uma boa dose de superação e queremos extravasar nossas próprias tensões e nossos problemas através da empatia por nossos heróis e por nosso time. Espelhamos nas vitórias de nossos jogadores como se fossem nossas próprias vitórias. Faz parte de nossa natureza, o que Aristóteles chamou de cartase, é o velho e bom circo que diverte, distrai, suaviza os problemas pessoais e alimenta tanto quanto o pão que alimenta o corpo.

É do ser humano solidarizar com personagens que se parecem patinhos feios e que ao longo da narrativa vai se engrandecendo até desabrochar em belos cisnes. E foram todos esses ingredientes que transformaram o pequeno Clube de futebol do Jaraguá em um gigante capaz de despertar admiração, temor entre os adversários e trazer, em onze rodadas, o futebol que encanta e envolve o torcedor.
O Jaraguá Esporte Clube- JEC, que era chamado Gavião da Serra, mais por hipérbole que por méritos de conquistas, é um desses personagens que sempre foi visto no futebol goiano como um pintinho em meio as aves adultas. Nem mesmo os cidadãos jaraguenses acreditavam que o time da Lendária Terra poderia chegar a ser uma equipe de respeito perante às outras equipes. Mais que isso, ninguém seria capaz de prever que o Jaraguá poderia, além de chegar à 1ª divisão estadual, ainda ser campeão da 2ª divisão, o chamado grupo de acesso.

Foto Diário de Goiás
Foto Diário de Goiás


Fundado em 1929, o Jaraguá Esporte Clube, passou a maior parte de sua trajetória no futebol amador. Representante de uma cidade de quase 300 anos, o pequeno time do JEC sempre via os outros times do estado alçarem voos enquanto o Gavião da Serra se comportava como um pintinho, ciscando tímido pelos bastidores do futebol Goiano e, no máximo, vez ou outra ensaiava pequenos voos rasantes atrás da Serra de Jaraguá.
Em 2019, mesmo com a participação na série B do profissional, o enredo não parecia bom. Houve até demissão de diretor esportivo e houve renúncia de diretor de Marketing. Teve jogador que chegou no interior e queria ser paparicado como celebridade, causando polêmicas e foi preciso mandar de volta. Por pouco a animação dos torcedores não se esgotou.
Tudo mudou quando o Jaraguá jogou o primeiro jogo das 11 rodadas do Campeonato Goiano da Segunda Divisão (Goianão do grupo de acesso), foi uma vitória contundente de 2 a 1 contra o favoritíssimo time do Anápolis. A partir daí todos perceberam que o time da Lendária Terra, conhecida como Jaraguá, não era um pintinho, era uma ave de rapina de verdade. Passou a fazer jus à alcunha de Gavião da Serra.
Além de mostrar um futebol bonito, ainda mostrou muito preparo psicológico e compostura, mesmo quando o ônibus da comitiva do time foi apedrejado pela torcida organizada do Rio Verde, ainda assim permaneceu de cabeça erguida e venceu em campo.
Neste domingo, (13.10), ao vencer o time do América por 1x0, o Jaraguá completou a quinta vitória em casa, trouxe o título da segundona e, por tabela ainda abocanhou a vaga para disputar a 1ª divisão de 2020. Ano que vem vai jogar ao lado dos grandes como o Goiás, Vila Nova e Atlético Goiano.
Agora é comemorar, colher os frutos desse trabalho magnífico, em 2020 ninguém mais vai duvidar de que o Gavião da Serra, nosso Jaraguá Esporte Clube é a ave mais bela do interior do Estado e está destinada voar bem alto pelos céus dos heróis do verdadeiro futebol.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá GoiásJaraguá Goiás - GO Jaraguá é um município do estado de Goiás, no Brasil. Nele, situa-se o Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. Área: 1.889 km² População: 49 667 hab. (GO: 26º) – estimativa IBGE/2018 Altitude: 610 m Distância até a capital: 125 km
Jaraguá - GO
Atualizado às 18h29
30°
Pancada de chuva Máxima: 33° - Mínima: 21°
34°

Sensação

5 km/h

Vento

80%

Umidade

Fonte: Climatempo
Mater dei
provocacoes posição um lateral
Municípios
Banner sessão política enquete
Últimas notícias
Banner ao lado dos blogs NOTICIAS DE JARAGUA
Mais lidas
fonte 300 250
adsense