Sábado, 20 de Abril de 2024
20°C 30°C
Jaraguá, GO

Caiado e o País das pernas curtas

O pior homem é aquele que mente sorrindo...

17/01/2019 às 09h07 Atualizada em 17/01/2019 às 09h12
Por: Cláudio Bertode
Compartilhe:
Caiado e o País das pernas curtas

 

Meu pai foi um daqueles pequenos comerciantes sem muitos estudos. O mundo em que ele viveu, as condições sociais daquele momento, não permitiram acumular títulos acadêmicos. No entanto, até seu último dia de vida, pautou cada ação pela honra, pelo caráter, pela sensatez, pela transparência. Certa vez, depois ser enganado por um vendedor, eu disse: 

 

— Pai, por que não vai lá, desfaz esse negócio e pega o dinheiro do senhor de volta? 

Ele simplesmente respondeu:

 

— Um homem não desfaz um negócio. Quando a gente faz uma negociação, a gente dá a palavra, o que um homem honrado diz, ele cumpre. E tem mais, ele não vai longe mentindo. Viu que ele entrou aqui e mentiu, bebeu café com a gente, sorriu. O pior tipo de homem, meu filho, é o que é capaz de mentir sorrindo.

 

Quando prestamos atenção em Caiado. Seus sorrisos durante a campanha, durante entrevistas, e analisando atitudes do Governador logo após receber a faixa, é incrível como têm assustado até os mais devotos cabos eleitorais. 

As palavras de meu pai nunca fizeram tanto sentido. E pior, eu e outros que gastaram sola de sapato fazendo campanha por acreditar nas frases fortes e riso fácil de Caiado, estamos na mesma situação de meu pai, compramos um produto (elegemos) e agora não temos como devolver, um voto em um candidato é uma palavra em um negócio que não se desfaz. 

Ainda tem algo mais sério, Caiado já havia sido pego na mentira por dizer que tinha solução para todos os problemas do nosso estado, que ia valorizar o servidor, que iria colocar a educação e saúde como prioridades. Agora depois de eleito, o discurso mudou, agora está tudo a beira de um colapso e não tem nem previsão de solução, vai depender de ajuda do Governo Federal. 

Primeiro ato: Educação não receberá salários de dezembro por haver, segundo Caiado, um rombo financeiro, o que não era verdade, uma vez que o dinheiro da educação é repassado mês a mês via FUNDEB. Caiado, o homem de riso fácil, mentiu sorrindo para todos os goianos e para cada profissional da rede pública de ensino do estado de Goiás. 

Segundo ato: Caiado afirmou em todos os ambientes de mídia: rádio, televisão, jornais, blogs, lives no facebook, que há um rombo financeiro de 3,4 bilhões, que devido a isso, Goiás seria inserido no Regime de Recuperação Fiscal do Governo Federal, com isso Goiás iria ser favorecido com investimentos de quase 01 bilhão por ano, além de poder pegar financiamentos com o Governo Federal com juros mais amenos. Bom, Caiado foi desmentido pela equipe de Paulo Guedes, segundo o Governo Federal, o relatório de Caiado sobre o tal rombo financeiro é inconsistente. No relatório da equipe de Guedes, Goiás não passa pela crise que Caiado afirma. 

Embora o governador não tenha se manifestado, uma coisa vem ficando clara, Caiado começou com o pé esquerdo. Pego em várias mentiras em 15 dias. Espero muito que Caiado reveja esta postura, inclusive deixar de mão a ideia de penalizar os pobres e trabalhadores servidores públicos com o não recebimento da folha de dezembro.

Quando Caiado deixa de cumprir e honrar os salários de dezembro, por um serviço que já foi prestado à população, demonstra falta de sensibilidade, além do mais  o servidor público é um trabalhador que recebe uma renda mensal, o que quer dizer que não recebe mais nada até o próximo salário, com isso, os servidores de Goiás, já estão há 46 dias sem dinheiro. 

Enquanto Caiado olha nos olhos dos Goianos e sorri, gasta 300 mil com compra de frutas, repassa 37 milhões para Organizações Sociais, os servidores são humilhados por não terem condições de honrar seus compromissos financeiros. 

Assim, como meu pai, não posso desfazer meu voto em Caiado, não posso desfazer esse negócio. Devo buscar esperança e torcer para uma luz de sensibilidade, honra e sensatez pairar sobre nosso Governador, caso contrário só ficará a lição de que o pior tipo de homem realmente é o que é capaz de mentir sorrindo e olhando nos olhos de pessoas de bem. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.