Sábado, 20 de Abril de 2024
20°C 30°C
Jaraguá, GO

GOVERNO CAIADO INAUGURA O ESTADO QUE NÃO HONRA SALÁRIOS DE SERVIDORES

Ronaldo Caiado cria clima de insegurança e desconfiança ao não honrar salários e não ser transparente.

24/01/2019 às 21h06 Atualizada em 24/01/2019 às 21h32
Por: Cláudio Bertode
Compartilhe:
GOVERNO CAIADO INAUGURA O ESTADO QUE NÃO HONRA SALÁRIOS DE SERVIDORES

 

Além de nos tornarmos o Estado que não honra salários de servidores, no Estado de Goiás, vivemos um clima de muita insegurança, gerada pela falta de transparência por parte de Ronaldo Caiado, pior que isso, a equipe de Governo estadual tenta por força midiática fazer parecer que é um líder muito transparente. Em jornais, blogs, entrevistas, transmissões ao vivo, nas tribunas da câmara, nas visitas a municípios, sempre tenta emplacar a imagem de clareza. Infelizmente, ou para sorte nossa (melhor descobrir agora), os eventos dos últimos dias vêm desconstruindo, desmascarando e tirando a credibilidade das afirmações do grupo de Caiadista.

Esse clima de insegurança causado pelas primeiras ações do grupo de Caiado, os problemas financeiros por que passam os servidores pelo não recebimento de salários de dezembro 2018, e a falta de diálogo por parte do Governo quanto a uma solução concreta para problemas reais, faz parecer que Caiado ainda não percebeu que agora ele é o Governador, suas ações agora carecem de responsabilidade, uma atitude de pirraça fere milhares de pessoas.. 

Podemos enumerar vários pontos que levaram a essa desconfiança e insegurança quanto ao Governo:Caiado preferiu pagar as folhas de pagamentos das categorias mais ricas primeiro: como Judiciário, Ministério Público, Organizações Sociais, Receita Federal, Ipasgo, deixou fora da equação o pequeno servidor, aquele que custa quitar suas contas com o que recebe que é o caso dos profissionais da educação. 

1. Ronaldo Caiado afirmou na imprensa não ter dinheiro, na verdade mostrou um suposto extrato da Caixa Econômica no qual havia apenas 11 milhões em conta.  Ronaldo Caiado quer mesmo fazer acreditar que o Estado possui uma única conta? E quantos extratos bancários do Governo do Estado Caiado não mostrou? O que o Governador não diz é que na mesma semana ele repassou 37 milhões para Organizações Sociais. De onde veio esse dinheiro? 

  • 2. Caiado não pagou salários de dezembro dia 10 de janeiro, mas 09 dias depois, veio a público anunciar o pagamento antecipado do mês de janeiro, ou seja, brotou dinheiro que não existia. Como o Caiado fez brotar dinheiro? 
  • 3. No pagamento do mês de janeiro não veio auxílio alimentação, substituições, vale transporte. Agora, o professor vai comprar gasolina e ainda vai bancar alimentação comprando fiado?
  • 4. O professor recebeu esse pagamento de janeiro dia 21, agora terá que pagar as dívidas de dezembro, as de janeiro e ainda guardar dinheiro para receber novamente apenas no dia 10 de março?
  • 5. Caiado não soube explicar para o Conselho Estadual de Educação o fato de no extrato do Banco do Brasil, referente à conta do FUNDEB haver 1,9 bilhões (conforme matéria de O Popular de 23.01)
  • 6. Caiado afirmou que Goiás está quebrado e até decretou estado de calamidade financeira, recebeu a equipe do Governo Federal para análise da possibilidade de Goiás entrar no programa de recuperação fiscal, no entanto a equipe de Paulo Guedes fez um relatório que desmente Ronaldo Caiado. Agora o Governador vai criar uma manobra política para convencer Guedes?

Esses e tantos outros pontos fazem a imagem de transparência de Ronaldo Caiado e sua equipe cair por terra. Agora resta saber se com as paralisações o grupo caiadista se sensibiliza e resolva trilhar um novo caminho de governabilidade pautado pela honra de compromissos assumidos, como é o caso do pagamento de salários dos servidores públicos, e pela verdadeira transparência que o povo goiano precisa.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.